Header Ads

Crie uma Rotina para seu Blog

Crie uma Rotina para seu Blog


Vejo muitas pessoas desistindo do blog e da produção de conteúdo na internet porque não tem tempo. Mas eu posso garantir, que se você quiser, vai encontrar um tempinho na sua vida para cuidar do blog, basta querer.

As plataformas de blogs e redes sociais disponibilizam meios de agendamento de postagens, o que permite que o conteúdo seja produzido e agendado com antecedência e no dia escolhido ir ao ar de forma automática.

Com isso, cabe a você definir qual estratégia vai usar em seu blog. A frequência de postagens também é algo que deve ser definido, pois a partir dela que toda a programação deve ser pensada.

Cada blog tem a sua agenda ideal de postagem e isso varia muito de tema para tema, pois tem nichos de mercado que tem uma vastidão de informações e tem outros que as informações são bem mais escassas. 

Depois desse primeiro momento de concepção, você deve partir para o Cronograma do Blog e sobre ele vamos falar mais especificamente abaixo:

Planejamento

É interessante que você faça um planejamento editorial do seu blog, principalmente se ele tiver vários temas como moda, beleza, decoração. Isso vai garantir que seu público encontre conteúdo diversificado. Coloca os temas com dias certos da semana, assim o leitor que adora dicas de beleza vai entrar em seu blog no dia que você determinar para falar de beleza.

Criação de Conteúdo

Depois que você já decidiu sobre o que vai falar, eis a hora de colocar a mão na massa. Criar os posts, tirar fotos, gravar vídeos. A parte de produção de conteúdo é mais otimizada quando você separa um momento para produzir várias postagens, vários vídeos de uma vez e assim ganhar tempo.

Edição

A edição é uma fase de ajustes, onde todo o conteúdo ganha forma e entra em eu estilo. Nos textos você deve fazer uma boa formatação, usar negritos em palavras-chave, colocar os links que você citar no post. Nas fotos são corrigidas imperfeições, são ajustados os tamanhos, se necessário são feitas montagens, aplicações de filtros. E os vídeos são os que mais dão trabalho, pelo menos á maioria das blogueiras, a edição é uma fase mais demorada.

Revisão

Essa é a fase de checagem, onde você confere se está tudo ok e pronto para ir ao ar. Analise o seu conteúdo com uma perspectiva do seu leitor, se imagine no lugar dele. Veja se nos posts não há nenhuma palavra escrita errada ou se você se perdeu em algum raciocínio, confira se as fotos estão bem editadas, se os vídeos estão sem falhas, se o áudio está ok.

Postagem e Agendamento

Para quem produz conteúdo diário essa é uma fase que acontece em todos os dias de postagem, já para quem agenda, é o dia em que se programa quando cada conteúdo deve ir ao ar. Isso vale não só para o blog como Redes Sociais.

Divulgação

Depois de tudo no ar eis a hora de mostrar o seu conteúdo para as pessoas e nada melhor do que estabelecer estratégias de divulgação para seu blog e redes sociais. Os grupos do Facebook são por exemplo uma ótima forma de divulgação gratuita. Comentar em outros blogs é também bem legal, mas nunca faça spam.

Análise de Métricas

Eu gosto muito dessa fase pois ela é bem reveladora, ela faz com que a gente entenda melhor o nosso público e desenvolva sempre melhores conteúdos para eles. Na análise de métricas você deve observar como seus leitores e seguidores se comportaram diante do que você postou. Eles leram? Assistiram? Interagiram? Indico que você confira as métricas pelo menos 1x por semana.

Esse cronograma é apenas voltado para o blog, nele por exemplo eu não coloquei a parte que você deve reservar para:

  • Responder Emails
  • Estudar sobre o seu ramo de atuação
  • Prospectar Parceiros
  • Ir a Eventos
Isso tudo pode parecer chato, complicado e até mesmo desnecessário, mas se você seguir vai ver que seu blog vai fluir de uma forma bem mais fácil e sempre você terá conteúdo para seus leitores e seguidores.

É muito decepcionante para um leitor entrar no blog várias vezes e não encontrar nada de novo. Eles passam a desistir de você e aos poucos você perde seu público.

Portanto, se organize e veja que é só questão de tempo para que você colha bons frutos.

Grande abraço
Thais Nathios.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.