Header Ads

Como Divulgar o Blog nas Redes Sociais

como divulgar o blog

Como Divulgar o Blog nas Redes Sociais


Depois que você cria o seu blog e começa a postar nele chega a hora de divulgar o seu trabalho. E ai o que você faz? 

Muitas blogueiras iniciantes se perguntam Como Divulgar o Blog e hoje vamos falar sobre esse assunto que é um divisor de águas e que pode te trazer muito retorno.

Primeiramente você deve entender que ao Divulgar o Blog você está propagando o seu conteúdo para outras pessoas, mas essas pessoas devem ter ao menos algum tipo de afinidade com seu conteúdo.

Não é simplesmente mostrar o teu blog de música eletrônica para uma pessoa que curte rock.

Então é sempre importante saber quem é o teu público-alvo.

As Redes Sociais

Depois disso você deve procurar onde essas pessoas estão e o melhor lugar, sem dúvidas, é nas Redes Sociais. Mas porque?

Nas Redes Sociais você consegue mensurar e separar os públicos, chegando aonde você quer, no tipo de pessoa que você quer atingir.

Além disso é uma ótima forma de conseguir tráfego gratuito para seu blog, óbvio que a maioria hoje em dia dispõe de metodologias de divulgação paga, mas vamos focar nos acessos gratuitos.

No Facebook por exemplo você consegue através dos Grupos encontrar pessoas altamente interessadas em temas específicos, o mesmo acontece no Google+ com as Comunidades.

Em todas as Redes Sociais você pode fazer o uso das Hashtags que são palavras-chave que categorizam o seu conteúdo, onde ao serem pesquisadas mostram apenas conteúdo relacionado ao tema da busca.

E de quebra essas pessoas podem curtir o seu conteúdo e passar a ser um de seus seguidores/inscritos/leitores, o que é muito legal!  

Depois de perceber quais são as Redes Sociais que vão te dar mais retorno, de encontrar o seu público, você deve traçar uma estratégia para Divulgar o Blog.

E isso vai depender muito da sua rotina, pois tem pessoas que escrevem no blog aos fins de semana e programam as postagens, não tendo tempo assim para alimentar qualquer rede social do blog ao longo da semana.

Para esse pessoal que não tem tempo mesmo, eu sugiro que assim que programar todas as postagens no blog, faça também uma programação para as redes sociais, onde as postagens sejam publicadas automaticamente pelas plataformas. 

O Facebook tem como fazer isso e o Instagram também através de aplicativos. Além disso, agregue Redes Sociais entre si, para que quando o post vá ao ar em uma ele seja também postado na outra, eu faço isso com meu Facebook e Twitter.

Já quem tem tempo todos os dias para Divulgar o Blog, pode colocar na rotina uma sequência de tarefas onde você divulgue todo dia um pouquinho do seu trabalho. 

  • Considero essa a forma mais suave e menos cansativa.


Vários fatores influenciam os acessos e o sucesso do seu blog. Não é apenas a divulgação.

Tem meninas que gastam rios de dinheiro impulsionando tudo o que faz, tudo o que posta e não cai no gosto do público.

Tenha em mente que você deve produzir conteúdo de qualidade, que você tem que gerar valor para as pessoas, mostrando a elas que o seu conteúdo é valioso e que ela tem muito a  aprender contigo.

Assim as pessoas vão te ter como referência no ramo em que você atua e vão te seguir fielmente. 

E todas as vezes que você Divulgar o Blog, novidades e até mesmo anúncios de parceiros, elas vão confiar em você e vão acessar sem medo.

A divulgação é mais uma etapa de todo o fluxo de manutenção de um blog e não pode ser deixada de lado, principalmente para quem quer obter resultados.

E por fim gostaria de te pedir calma, pois tudo tem seu tempo e a sua hora vai chegar!

Grande abraço,
Thais Nathios.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.